(ATUALIZADO!) Planilha online (Google Docs) para planejamento e controle do Orçamento Doméstico

Aqui em casa gostamos de manter sob controle as receitas e despesas, deixando tudo registrado. Dessa forma podemos com mais facilidade identificar pra onde está indo o dinheiro, bem como traçar metas de economia para planos maiores. NOVIDADE (10/12/2014): Nova versão do modelo, agora com planejamento financeiro: https://drive.google.com/previewtemplate?id=0AqPEItt9Tdt1dGxpamJaOVF4b3R4Nm82U0ZMcE80X1E&mode=public

Porque uma nova planilha e porque no Google docs?

Tentei utilizar diversas planilhas e sistemas disponíveis na internet. Nenhuma me satisfez. Ou é muito complicado, ou pouco flexível. Acabei optando por fazer uma planilha própria, que junta algumas das idéias boas existentes por aí, e ao mesmo tempo simples e genérica suficiente pra não dar trabalho de manter ou customizar (por exemplo, para adicionar uma nova categoria de despesa ou receita). Escolhi fazer no Google Docs (que é um Office/Excel online do Google) por ser prático já que a planilha fica online e pode ser acessada de qualquer computador ou até mesmo celular, permitindo que os gastos sejam sempre registrados evitando esquecimentos ou acumulo do trabalho. Pra aqueles que não querem confiar essas informações ao google, a planilha deve funcionar sem grandes problemas offline, fazendo o download em formato do Excel, mas já aviso que não testei isso de maneira completa.

Como a planilha pode me ajudar?

A nova versão, disponibilizada em dezembro de 2014, possui uma aba de Planejamento e as abas de Controle Mensal. Na primeira, você planeja o seu orçamento para o ano. Tente estimar com uma precisão mínima as entradas e saídas que você pretende ter no ano. Nas receitas, inclua salário, 13o., vale alimentação, restituição de imposto de renda. Nas despesas, os gastos recorrentes (aluguel, etc) e específicos (alguma compra maior, viagem, etc.) que você tem planejado.

Depois, é só criar uma rotina de preencher as abas de cada mês para controle de gastos e entradas. Ou seja, você registra tudo que entra e que sai da sua conta, carteira e cartões, e consegue visualizar pra onde está indo o dinheiro e comparar com o que você planejou. Com isso em mãos, você pode identificar onde economizar, quanto dinheiro exatamente você está gastanto, etc.

Como usar?

Pra começar é necessário ter uma conta no google. Se você ainda não tem, vai poder criar agora. Basta clicar no link abaixo, que lhe levará ao modelo (template) da planilha, ou seja, uma página de pré-visualização que mostra a planilha que você pode copiar pra sua conta no Google. Basta clicar no botão “Usar este modelo” (Use this template) e pronto, você tem uma cópia da minha planilha só sua para utilizar a vontade. Apague os dados de exemplo e comece a registrar os seus próprios dados. https://drive.google.com/previewtemplate?id=0AqPEItt9Tdt1dGxpamJaOVF4b3R4Nm82U0ZMcE80X1E&mode=public

Algumas dicas

  • Crie uma cópia para editar/testar/brincar sem medo!
    • Se você quer testar como a planilha funciona mas tem medo de “estragar” ela, crie uma cópia só pra isso! Você pode fazer quantas cópias da planilha precisar, faça uma só pros seus testes e depois copie as mudanças pro seu controle “de verdade”.
    • Edite só os campos com fundo branco. Os campos que não tem fundo branco são calculados automaticamente pra você.
  • Como customizar a planilha:
    • Edite categorias e sub-categorias, na aba “Planejamento”. É só editar e já vai funcionar no resto da planilha. Você pode inclusive adicionar novas categorias e sub-categorias a vontade, é só adicionar novas linhas. Pode também remover categorias existentes pra simplificar ainda mais a planilha.
    • Apenas não mude a categoria “Operações”.
    • Você pode adicionar ou remover sub-categorias de “Receitas” a vontade, mas mantenha o nome da categoria como “Receitas”.
  • Como planejar:
    • Coloque o saldo inicial que você espera ter (soma de todos seus saldos disponíveis em conta, dinheiro, etc.) pra começar o ano;
    • Preencha os gastos que ocorrem todo mês com aproximadamente o mesmo valor na coluna “Recorrentes”;
    • Preencha gastos ocasionais específicos nas colunas de cada mês;
    • Veja na linha de saldos se você não está entrando no vermelho em nenhum mês. Veja se você está economizando o que pretendia e tem folga pra imprevistos. Se tiver potenciais problemas à frente, já pode pensar como resolver agora!
  • Como registrar um gasto ou entrada:
    • Registre as operações no mês que ocorreram, indicando o código de uma sub-categoria, data, descrição e forma que ocorreu (conta corrente, crédito, vale alimentação ou dinheiro vivo).
    • Os códigos de sub-categoria pré-definidos começam com uma letra que indica a categoria, e uma abreviação da sub-categoria, por exemplo: a-super (Alimentação – Supermercado). É um formato que me ajuda a decorar os códigos. Você pode mudar os códigos a vontade (utilizando números, outro código que você esteja acostumado, etc.), mas recomendo que faça isso antes de começar a preencher os dados nas abas de cada mês, para evitar ter que trocar todos os códigos também nestas abas.
  • Como registrar pagamento de fatura de cartão e saque:
    • “Operações” é uma categoria especial, cujas sub-categorias fixas registram operações que não são receitas nem despesas:
      • A operação de o-fatura indica pagamento de uma fatura de cartão, deduzindo o valor do pagamento da fatura da conta selecionada. Como as despesas já deve ter sido contabilizada anteriormente utilizando a conta “crédito”, não é registrado como despesa no mês, mas afeta a contagem de pagamentos no mês e altera o saldo da conta utilizada para pagamento no mês. Desta forma, note que operações em crédito são consideradas despesas no mês em que são realizadas, mas afetam o saldo disponível apenas no mês em que a fatura é paga. Entendo que nem todos veem o cartão de crédito desta forma, mas é a forma que considero mais interessante, pois permite controlar melhor quanto você está gastando no mês, mesmo que o dinheiro vá sair só depois, além de simplificar o controle de quanto está acumulado para a próxima fatura. Se você quer saber quantou gastou, está em “Despesas no mês”. Se você quer saber quanto realmente saiu de dinheiro no mês, veja em “Pagamentos no mês”. Se você não quer que os gastos em cartão sejam considerados despesas do mês corrente, deve colocar o gasto sempre no mês em que será paga a fatura em aberto.
      • A operação o-saque retira o dinheiro da conta selecionada e adiciona como saldo em “dinheiro”, servindo apenas para um controle rápido de quanto dinheiro você tem em conta e em dinheiro.
  • Compras parceladas em cartão de crédito, sugiro colocar parcelas em cada mês a partir daquele que ocorreu o gasto.

Gostou? Tem dúvidas? Sugestões?

Se você gostou, tem sugestões, comentários ou críticas, deixe um recado abaixo.

A licença de uso e distribuição da planilha é a BeerWare. Resumindo: faça o que quiser (com planilha e as fórmulas), se achar que te ajudou e é legal, e se me encontrar por aí, você é encorajado a me pagar uma cerveja.

Se você acha que não vai me encontrar por aí, pode também pagar uma cerveja com BitCoin 13DYrqYLYXSshYtsH3a3F9zGUMHfGi9iwc ou PayPal: https://www.paypal.com/cgi-bin/webscr?cmd=_donations&business=RMTG7GH5VP5BY&lc=BR&item_name=Blog%20do%20Cristian&item_number=or%c3%a7amento&currency_code=BRL&bn=PP%2dDonationsBF%3abtn_donateCC_LG%2egif%3aNonHosted

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Feliz planejamento financeiro novo pra você, e talvez mais dinheiro no bolso como consequência!

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4 pensamentos sobre “(ATUALIZADO!) Planilha online (Google Docs) para planejamento e controle do Orçamento Doméstico

  1. Filipe Arendt disse:

    Olá, boa noite!
    Em primeiro lugar, parabéns pela planilha! Achei excelente, vai me ajudar muito esse ano.
    Olha só, na aba de janeiro aparece a opção de selecionar o código r-sal, mas nos meses de fevereiro e março eu não consegui encontrar essa categoria.
    Como posso corrigir isso?

    Abraço!

    • CristianTM disse:

      Olá Felipe! Você pegou um bug🙂

      Se você ainda não começou a preencher, pode simplesmente gerar uma nova a partir do modelo, que já corrigi agora.

      Mas a correção é razoavelmente fácil também:
      – Seleciona os campos em branco da coluna toda (Linhas 7 a 203) de fevereiro.
      – Vai no menu Data/Validation
      – Em Criteria, coloca “Códigos” no lugar do valor que está lá “Planejamento:A”.
      – Copia e cola esta coluna em todos meses seguintes.

      Desculpe o inconveniente e obrigado pelo elogio e feedback!

  2. Talita disse:

    Ola, Cristian!! Venho parabenizar pela inciativa. Sempre procurei este tipo de planilha para otimizar tempo e nunca encontrava.
    Estou encontrando um probleminha. Quando preencho os meses, os dados não estão aparecendo automaticamente na planilha “PLANEJAMENTO”. O que pode estar acontecendo? Obrigada

    • CristianTM disse:

      Fico feliz em ajudar🙂

      A ideia da aba planejamento é que você faça um planejamento do seu orçamento para o ano, que possa depois ser comparado com o que você de fato está gastando e permitir um controle do que você planejou x o que você realizou. É para ser preenchida manualmente com estimativas do que você pretende gastar no ano.

      No final, nas abas após dezembro, há abas com resumo dos dados reais (que acho que é o q vc esperava encontrar no planejamento) e comparação com planejado. Ali você pode verificar melhor o que está dentro ou fora do que você pretendia, e ir ajustando assim seu planejamento ou seus gastos conforme isso.

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