Viagem acadêmica

Em outubro deste ano estive em uma viagem de um mês por algumas universidades dos Estados Unidos e Europa. O objetivo era conhecer locais para um futuro doutorado, e também ser conhecido por futuros possíveis orientadores e grupos de pesquisa.

O roteiro de viagem incluiu Estados Unidos, Reino Unido e Alemanha. Visitei centros de pesquisa que trabalham com criptografia aplicada e segurança em geral, onde convidado falei sobre o que temos feito aqui no Brasil e tive oportunidade de também conhecer um pouco do dia-a-dia de cada cultura e localidade.

Foi uma oportunidade muito boa. Afinal, se penso em passar 3 anos da minha vida num local, trabalhando com um grupo, saber como é esse local antes de decidir ajuda bastante. Posso dizer que voltei bastante satisfeito com o que vi e vivi. Desde a experiência de passar uma hora discutindo PKI com Carl Elisson (autor de muitos papers já referenciados por mim, como por exemplo o sobre SPKI) até o bate-papo informal sobre os mais diversos aspectos da vida nos países visitados.

Agora é tomar a decisão de pra onde pretendo ir (já está tomada, na verdade), e começar a trabalhar para fazer isso acontecer.

Um pensamento sobre “Viagem acadêmica

  1. […] outubro, na minha viagem para a Europa, comprei um iPhone 4 desbloqueado de fábrica em uma Apple Store de Londres. Devo dizer, o aparelho […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: