Review – Notebook Asus W7S (powered by Ubuntu Gutsy)

Hoje faz exatamente um mês que comprei um notebook Asus W7S. Não fiz um review logo, para não ser tendencioso devido cegueira da “paixão à primeira vista”. Agora, passado um tempo, me sinto mais a vontade para fazer comentários. Antes da compra pesquisei sobre o note, achei pouca coisa, a decisão pela compra foi mais pela especificação e por ver ele ao vivo, na loja. Espero que o review possa ajudar compradores indecisos. Aproveito ainda para falar da minha experiência com Linux nele.

Important Warning: My issues with W7S and nVidia GeForce 8400m overheating GPU

Especificações

Primeiro, vamos às especificações do notebook. Existem variações no modelo W7S, com mais ou menos HD, mais ou menos memória, fique atento a isto!

Modelo: Asus W7S R
CPU: Intel Core 2 Duo 2Ghz (T7300 – 4Mb Cache L2)
RAM: 2,5Ghz (512Mb soldados na placa, + 1 pente de 2Gb)
Display: 13.3” WXGA
Vídeo: GeForce 8400M G 128Mb
HD:
Hitachi 120Gb 5400RPM
Rede1: Ethernet 10/100/1000
Rede2: Wireless 802.11 b/g
Rede3: Modem 56K
I/O1: DVD-RW/CD-RW (LightScribe)
I/O2: Leitor de Cartões de Memória 4-em-1 (SD/MMC/MS/MS PRO)
I/O3: 3 x USB 2.0
I/O4: Firewire IEEE 1394
Webcam: Fixa, 1.3Mpx
Bateria: Lithium – 6 Células

Peso: 1,95Kg
Dimensões: 315 x 226.5 x 29~36.9mm

Avaliação Geral

Prós:

  • Pequeno e leve, mas não demais. A tela de 13.3” parece ser a combinação ideal de portabilidade & usabilidade.

    W7S - Bic 1W7S - Bic 2W7S - Fechado

  • O processador Core 2 Duo, com 4Mb de cache L2, é muito bom para tarefas usuais e não tão usuais também. Combinado com 2,5Gb de RAM, rodei Windows Vista (sem Aero) em máquina virtual em cima do Linux, sem muita perda de performance!
  • A placa gráfica nVidia 8400M tem capacidade suficiente para quem não é um gamer viciado… roda muito bem bons jogos, dá e sobra pra rodar tudo que é efeito gráfico do Compiz (e provavelmente do Aero, que não experimentei ainda).
  • Vem com mouse bluetooth, maleta asus, capa protetora, além de outros itens. Opcionais nem sempre presentes em outros notes.

    W7S - Mouse BTW7S - CapaW7S - Maleta

  • É bonito. Tem uma versão branca, pela qual já recebeu o apelido de “macbook wannabe”, mas fiquei com a versão preta.

Contras:

  • Não é um contra só desse note, afinal é raro notebooks com muito mais capacidade, mas… a bateria não ajuda muito na portabilidade… dura umas 2hs em uso comum. Nunca esqueça de levar o carregador.
  • Do mesmo modo, é um contra de quase todo notebook: o gargalo de desempenho é o HD de 5400RPM. Demora pra acostumar pra quem só usava desktop com mais desempenho de HD.
  • Esquenta bastante. Nada indesperado, considerando que dentro de seu pequeno tamanho operam dois núcleos Intel de 2Ghz e um GeForce 8400. O Core 2 Duo chega fácil a 70~80ºC em carga (fica em volta dos 60ºC em operações normais, tipo escrever este texto no blog… e o limite, pelo site da Intel, é 100ºC), a GeForce pode ir até mais durante um jogo pesado (Segundo a nVidia, o limite é 110ºC). No teclado é morno, nada extremamente desconfortável. O problema maior quanto a calor é a saída de ar, no lado direito, bem onde você fica com a mão quando usa o mouse. O ar que sai dali, acredite, é *muito* quente. Já que o mouse e bluetooth, aproveito pra manter uma distância dali hehehe. Ah, e não pense em usar ele no colo sem algum pano (a capa protetora inclusa serve);
  • Só tem um slot de memória, e esses 512Mb soldados na placa mãe. Ou seja, o máximo que você consegue é 2,5Gb de RAM com ele. Suficiente pra maioria dos mortais. Ainda estou tentando entender o que deu na cabeça do projeteista pra soldar os 512Mb na placa mãe.
  • Uma mancada muito grande, para um note desse nível, mas que não incomoda mais após um mês de uso: O teclado ABNT2 colocado na versão brasileira tem uma tecla mapeada errada. A tecla”/?” está mapeada para o “Ctrl direito”. ATUALIZADO: Além da opção de usar “AltGr+Q” para “/” e “AltGr+W” para “?” que eu já havia comentado, é possível arrumar o mapemaneto com o uso do comando
modmap -e "keysym Control_R = slash question"

E adicionar a linha ~/.Xmodmap para fazer a correção ser permanente:

keysym Control_R = slash question

A solução não corrige o problema para o caracter de “grau” que deveria ser mapeado pra essa tecla também. Não adianta colocar “degree” depois, como seria esperado, tentei isso e não deu certo. Agradeço ao Thiago Ramos, leitor do blog, pela dica dessa solução!

  • W7S - Teclado

Ou seja: nenhum contra muito grave. Ouvi falar muito do problema de aquecimento, mas não achei nada fora do comum, na verdade fiquei satisfeito pois esperava algo muito pior.

Powered by Linux

O W7S-R vem sem sistema operacional. Ótimo, não queria um W$ embutido nele mesmo, economizou o tempo da formatação. Se você pretende usar Linux nele, uma boa notícia: o Ubuntu Gutsy (7.10) saído do forno hoje funciona muito bem nele. As versões antigas exigiam a instalação via CD alternate, mas a atual funciona muito bem. Testei tanto a versão 64bits quanto a 32bits, acabei ficando a segunda pela falta de coisas como plugin java 64 bits (um absurdo a Sun ainda não ter providenciado isso, mas isso é assunto pra outro post). Cheguei a tentar o OpenSuse 10.3, mas não consegui dar jeito de fazer o mouse bluetooth funcionar nele. Algumas coisas que foram testadas no Gutsy:

  • Gravador CD/DVD: OKAtualizado: A função LightScribe funciona!!! Existe um programa pra Linux no site oficial da LightScribe, instale os rpms no Ubuntu usando o programa alien (pra converter de rpm pra deb).
  • Leitor de Cartões: OK – Funciona com SD, não tenho outros cartões pra testar.
  • Wireless: OK – Funciona out-of-the-box, ou seja, imediatamente após a instalação.
  • Mouse bluetooth: OK – Aperte o botão sob o mouse, a luz azul vai piscar. Execute o comando sudo hidd –search, deixe ele achar o mouse e pronto! Agora, toda vez que ligar o computador, após iniciar o X, basta apertar o botão direito do mouse e ele funciona perfeitamente! Falando em bluetooth, transfiro arquivos entre ele e o V3 sem problemas. Não tentei outras funcionalidadesdo bluetooth ainda, mas parece que o suporte está muito bom.
  • Placa nVidia: OK – Instale o driver proprietário da nVidia (100.x, pacote nvidia-glx-new) que vai funcionar muito bem. Testei usando a saída pra projetor, sem qualquer problema. Usando o compiz sem qualquer perda perceptível de desempenho.
  • Touchpad: OK – Adicione o pacote gsynaptics, edite o arquivo /etc/X11/xorg.conf e inclua na sessão InputDevice do touchpad a linha a seguir. Vai passar a funcionar perfeitamente, inclusive tecla de habilitar/desabilitar o touchpad (Fn+F9):
    Option         "SHMConfig" "true"
  • WebCam: (ATUALIZADO: 12/07/2008) – Um patch feito por Derek Bruce resolve o problema da imagem invertida na webcam! Confira aqui.
Conclusão

Este não é um review terminado, ainda vou revisar e completar ele. Se tiver dúvidas específicas, pergunte que posso tentar responder, desde que não envolva Windows (instalei Windows XP em máquina virtual (VirtualBox) só pra quebrar o galho quando preciso, e o Vista tb em máquina virtual só pra mostrar que funciona, já que tenho licença de ambos). Coloquei algumas fotos bem mal feitas, quando der peço pro meu irmão (André) tirar uma fostos mais decentes😉

É um ótimo notebook, aliando pequeno tamanho, excelente capacidade de processamento, e um bom preço também. Pesquisei bastante antes da compra (antes que alguém venha falar qualquer coisa: em lojas brasileiras, legalizado, Nota Fiscal, Garantia, etc.) e não achei custo/benefício melhor. Se fala demais do problema de calor dele, fiquei meio preocupado na hora da compra, mas agora, após um mês, vi que é bem menos grave do que fazem parecer nos fóruns. E o Linux roda muito bem nele, então tá recomendado pra turma do pinguim. E apesar de não ter testado, tenho certeza que o Vista iria funcionar “razoavelmente bem” nele também. O XP, mesmo em máquina virtual, voa nele😉.


Linux On Laptops

OBS: Para o Iulu e outros que estiverem preocupados com resolução e uso para programação, aí vai uma screenshot para vocês avaliarem.

W7S ScreenShot

34 pensamentos sobre “Review – Notebook Asus W7S (powered by Ubuntu Gutsy)

  1. Bruno Luna disse:

    Olá, tenho um asus tb (modelo f5r), assim como vc, instalei o gutsy no primeiro dia da liberacao da versao oficial🙂 Porém tive um problema, a minha camera embutida (acredito que seja igual a sua, por vir num modelo da asus tb, e tb ser de 1.3 megapixels), a qual funcionava perfeitamente no vista, nao tá sequer sendo detectado pelo gutsy… tu tens alguma idéia do que possa ser feito?? Ah, o problema da camera invertida eu já li por aí outras pessoas que tiveram isso… e é questao de software mesmo, nao dela estar instalada errada🙂 Infelizmente nao lembro direito onde foi que eu li sobre isso, mas vale a pena vc dar uma pesquisada sobre o assunto! De qualquer modo, parabéns pelo review!!
    Até mais!
    Bruno Luna

    Olá Bruno! Na verdade já estou no Gutsy a algumas semanas, usando os RCs hehehe…. Pra ver qual é sua câmera, tenta usar o comando lsusb, vê se ela realmente não está sendo detectada. Eu já pesquisei e vi outras pessoas com o mesmo problema também, mas nada com o W7S e sua câmera Chicony, já vi em outros notes/webcams… Nada que achei ajudou no meu caso😦..

    Obrigado pela visita e comentário😉 Volte sempre!

  2. iulo disse:

    olá, muito bom seu review! espero que haja fotos logo. estou quase decidido a comprar esse note. inicialmente eu queria um hp de 15”, mas achei grande demais quando fui olhar nas lojas.. resolvi tentar um hp de 14”, mas encontrei esse Asus com uma configuração muito boa e 13,3”.. acho que vale à pena! Estou com receio por nunca ter visto um note asus ao vivo, mas que jeito.. Abraço.

    Temalgumas fotos no site da Asus… estou com pouco tempo ultimamente e não tenho câmera boa, mas assim que der empresto a do meu irmão e faço umas fotos pra colocar aqui, pode deixar😉
    Mas posso garantir que é um belo note. Bem rigido (não é tipo aqueles dell cheio de peças que parece que vão cair), praticamente todos cantos arredondados, bem acabado ele😉.. realmente recomendo! :D…

  3. Bruno Luna disse:

    Ei cara, a solucao pro problema da imagem invertida que eu te falei! da uma olha ai…. Ate mais e boa sorte!
    http://sourceforge.net/forum/forum.php?thread_id=1787770&forum_id=616183

    Valeu a dica! Mas eles tão falando de outra câmera, a minha não tem esses parâmetros vflip/hflip no módulo do kernel…😦

  4. Lucius disse:

    Há um bom tempo que já venho me interessando por esse note. Como será meu primeiro, tenho muito receio de sair comprando, por isso, se vc puder, responda-me algumas perguntas.

    1. O Fato de a tela não ter nenhum tipo de “trava” para fechar não é prejudicial? Aquela parte, que liga o corpo do note à tela e que permite a abertura e o fechamento, não pode vir a sofrer um desgaste maior por causa disso?

    2. O problema de aquecimento, que é o mais comentado em todos os fóruns que chequei, não atrapalha o desempenho do note? A vida útil dele não ficará comprometida?

    3. Precisa de algum aparelho externo para Wi-fi?

    Feitas essas perguntas, e procurando na web, vi esse modelo por 3.320,00, com 1Gb de memória, na “A C O” informática. O preço é menor do que o praticado no MercadoLivre.

    Muito obrigado pela atenção.

    Olá Lucius! Este também é meu primeiro note… :)… leve isso em consideração ao ler o review hehe😉

    Quanto às perguntas:

    1) Não posso te responder com autoridade sobre o assunto. Mas não me parece ser muito prejudicial não. A trava não ajuda tanto assim em impedir o desgaste. E o note é bem rígido, se pressionar as articulações ele não cede nada. Me parece muito bem construído. Mas como é meu primeiro note e só estou um mês com ele, não posso te responder essa com precisão.

    2) Também não sei te responder essa com precisão. Mas se a Intel diz que o limite de operação é 100ºC, e ele opera normalmente proximo de 60 e no pico está indo a 80, então acho que não deve comprometer não. Mas não sou especialista, considere isso😉

    3) Ele tem placa wireless interna, com suporte a redes 802.11 b/g (a maior parte dos pontos de acesso no brasil são deste tipo).

  5. iulo disse:

    aêee, muito boas as fotos. minha maior dúvida agora é: depois de 1 mês de uso você acha essa tela de 13,3” confortável? Tenho medo de escolher errado.. tenho como opção um asus de 15,4” na mesma configuração. E o limite de 2,5GB de ram também me causa uma certa apreeensão, não agora.. mas no futuro. Quanto você pagou nele? Aqui eu pagaria cerca de 4.000 reais.

    Não queria entrar em questão de valores investidos aqui hehehe… :D… mas o preço é bom se for com NF/garantia. A tela tá boa pra mim, mas claro q uma tela maior pra muita coisa seria melhor, como por exemplo as IDEs de programação. Penso em comprar uma tela LCD qdo sobrar uma verba ($) de novo aqui hehehehe, pra usar o note em casa. Nem tanto pelo tamanho, mas pq não é saudável a posição de uso do note, seria melhor uma tela mais alta. Mas era muito importante pra mim que ele fosse portável, e isso q pesou. Se vais carregar pouco o note, eu pensaria seriamente numa tela maior também. Se portabilidade for importante, 13.3 é bom.

  6. iulo disse:

    outra coisa, ele não tem atalhos pra multimída, né?

    Tem combinações de botão Fn mais F1, F2, etc, pra email, navegador, volume, etc. Volume tb pode ser contorlado por uma chave na lateral direita, q gostei bastante, bem prática. Mas é só, botões multimídia mesmo não tem.

  7. iulo disse:

    quanto ao conforto/posição de uso, eu pretendo comprar aqueles suportes para note, que deixam ele mais alto. custa uns 25 reais. e também vou usar mouse e teclado sem fio da microsofot (modelo desktop 2000).. 200 reais. caro, mas acho que vale a pena. falta agora decidir qual note comprar. é certo que vou comprar um, mas tô vendo com calma as opções. eu vou carregar o note duas vezes por dia.. trazer pro trabalho de manhã, e levar pra casa à noite. não sei se portabilidade é tão importante nesse caso. o fato é que eu achei os notes menores mais bonitinhos, hehehe. os de 15” são grandões, o display parece ser menos brilhante (comparei 3 modelos da HP, funcionando na loja – 13”, 14” e 15”).. os de 14” seriam o ideal, mas não encontro nenhum desse tamanho com a geforce 8400 (vou rodar jogos lights).. o hp de 13” me pareceu suficientemente confortável na loja, mas tem o porém que eu trabalho muito com IDE.. não cheguei a ver como ficaria. mas uma resolução de 1200 por alguma coisa não bastaria? e acho que uma polegada a menos não deve fazer tanto diferença.. ô medo de comprar errado, viu.. hehe. abraço.

    Tô ligado, fiquei um tempão também tentando me decidir entre modelos diferentes. Uma opção com placa Nvidia e boa placa gráfica é o Asus F3SC. É praticamente o mesmo nível de note, mas com tela de 15”. A placa gráfica é nVidia 7600, que pelo que vi tem desempenho melhor que a 8400. Eu quase fiquei com esse F3SC, mas o tamanho que foi o ponto decisivo no caso.

    Coloquei uma Screenshot do Eclipse rodando no 13,3”, em 1280×800 que é a resolução máxima q vc consegue😉. Dá pra usar, mas mais espaço seria util.

    Quanto a portabilidade, não é só a quantidade de vezes que conta. Eu vou andar muito com ele a pé e de bicicleta, não de carro. Aí a portabilidade conta mais. Se for de carro e pequenas distâcias a pé, conta menos.

    Quando decidir não deixa de contar aí o que comprou e o que achou😉

  8. iulo disse:

    hahaha, a screenshot nem dá pra ver toda no meu monitor de 15” com 1024×768, então é boa o bastante pra programar! mas eu tô quase escolhendo o vostro 1400, da DELL. tela de 14” e no mais a mesma configuração. o preço tá mais em conta.

    Tem certeza que é mais barato??? Fiz uma configuração parecida com o W7S nesse Vostro, e deu R$ 5.125,60 + frete… E com um ano de Garantia , em vez de 3 como no meu caso… Não tá tão barato assim não… :)…

  9. iulo disse:

    pela internet é mais caro. pelo tel fica beem mais em conta. no site só tem o core 2 duo de 4mb. pelo tel você pede modelos mais baratos e etc..

    Ah, aí sim… Com configuração mais simples, tb dá pra fazer no site a partir de 2000 e não sei quanto ;)… Mas se for pra pegar configuração equivalente, o vostro é mais caro…

  10. yvo disse:

    cara, to na duvida entre ele por 3600,00 e um vaio c260 por 2800,00.
    o q vc acha que devo fazer?? a placa de video do vaio é muito “pior” que a do asus?? abço

    Dei uma olhada por cima nos dois. O processador do W7S é muito melhor. Não só o clock é de 2Ghz (isso conta pouco), mas também tem o dobro de Cache L2 (4Mb do W7S contra 2Mb do Vaio). Isso já conta bem mais, se quiser pesquisar comparações por ai, o processador do Vaio é o T5600 e o do W7S é o T7300

    Além disso, o vaio não tem: Gigabit ethernet, Bluetooth, LightScribe, Firewire.

    A placa de vídeo é bem inferior à GeForce 8400 do W7S; Nenhuma das duas é uma placa pra gamers, mas a do W7S vai deixar você rodar alguns jogos a mais que a do Vaio.

    Note que vaio sempre tem uma parte do preço pela marca. Dois notes de mesma configuração, mas um deles sendo vaio e outro uma amrca com menos tradição, o vaio tende a ser um pouco mais caro.

    Na sua decisão deve contar o seu interesse nos itens onde o vaio é pior (placa de vídeo, ausencia de bluetooh, etc.) e quanto isso vale pra você.

    PS: Eu ficaria com o W7S.

  11. Sandro disse:

    Bom dia, amigo!

    Estou em duvida entre comprar um note Asus W7S e um HP TX1210US, em tudo o HP em tudo o HP parece ser superior, somente na placa de video o W7S parece ser melhor poi tem uma GForce 8400 128mb Turbocache(sei la se esse tal de turbocache vale de algo ou é só para ficar mais bonito) contra uma Gforce Go 6150. Sou usuario domestico e utilizo o note para coisas normais (de um simples mortal) e jogos, inclusive o que melhor me daria uma melhor definiçao sobre qual comprar é se voce poder me informar com qual destes dois notebooks terei um melhor desempenho em jogos como nfs carbon e baterfild. abraços!

    Olá Sandro! Como disse em outra resposta, não sou um grande especialista em hardware… Nem um gamer… Não sou a pessoa mais indicada pra esse tipo de dica.

    Quanto as placas, a única coisa que posso te dizer é que a 8400 suporta recursos do Directx10, enquanto essa outra suporta Directx9.0… Isso vai influenciar em jogos que usam estes recursos… no meu caso, não faz diferença alguma.

    Mas porque o HP parece superior em tudo? Tela de 12.1 é bem pequena, demais pro meu gosto. E mesmo sendo menor, se o peso que tem num site que vi (2Kg) estiver certo, ele é mais pesado que o 13.3 da Asus (1.9kg).

    AMD, no dual core, tá atrás da Intel, os benchmarks mostram isso claramente (apesar de que o quad core deles promete ser bem melhor pelo que vi numa palestra deles, vai ser um quad real e não dois dual-cores somados).

    Fora isso ele tem algumas coisas legais q o W7S não tem… mas tem qver a importância disso pra você: controle remoto, wireless 802.11n (o W7s é só b/g, que é o que a maior parte das pessoas ainda usa no Brasil), leitor de digital e e um tablet, ou seja, você pode escrever diretamente sobre a tela. E HP é mais “marca” que Asus, muito mais tradição em notes (Não que isso necessariamente signifique muita coisa, claro… Asus é uma marca tradicionalíssima em outras áreas e não parece ter entrado pra brincar na área de notes).

    Se estiverem o mesmo preço, eu ficaria na dúvida qual levar……

    []’s
    Cristian

  12. Daniela disse:

    Oi!! Tenho um w7s e fiquei em duvida de como consertar o problema com a barra e o ponto de interrogacao… (acabei de descobrir um problema no cedilha tb) onde dvo colocar aquela linha de comando se possivel me explique passo a passo!!!

    Att, Daniela Moura

    Olá Daniela!

    A solução que coloquei no meu blog é para sistema operacional Linux, não para Windows. Você usa Linux?

  13. Marcel disse:

    Amigao, tenho o mesmo problema em meu w7s do cedilha, porem windows, tem alguma dica?

    Pro pessoal do Windows, não tenho como ajudar… a idéia é procurar algum programa que permita editar o “mapeamento do teclado”, algo assim…

  14. diskchocolate disse:

    Oiiii quase-colega-de-ufsc o/

    Onde vc conseguiu esse pc? Só acho com 1GB de memória, 2.5 seria bem mais interessante xD
    E quanto vc pagou nele?
    o/

    Olá Cindy… Comprei na Notebook mobile, Shopping Iguatemi. No site consta 1Gb e 2Gb, mas eles customizam esses “detalhes” como você quiser, entre em contato com eles. O preço não queria botar no blog, mas eles tem bons preços pelo que consegui comparar (entre lojas legalizadas, nota-fiscal, garantia, etc)… Negociei e fechei um preço bom…

  15. Rafael disse:

    Vc não é o único com esse problema da webcam, to quebrando a cabeça pra saber como resolver isso!

    Já tentei de tudo… só mesmo indo no driver, acho, e mudando algo… Estou estudando C/C++ hehehe… talvez em um ano eu tenha a solução mudando o driver :P… Falando sério, o dia que tiver uma solução eu comento aqui e mando email pra quem deixou comentário sobre o assunto.

  16. Rene Santos disse:

    Um detalhe quanto ao tamanho da tela:

    Conheço vários notebooks de 15″ e 14″ que têm telas com a mesma resolução do seu note de 13″ (1280×800 ou 1280×768). Na minha opinião não adianta ter uma tela enorme com pouca resolução.

    Eu tenho um notebook com tela de 13″ e gostei do tamanho, nem tão grande, nem tão pequeno. Só teria um notebook maior ser for com uma resolução proporcional à dos notebooks de 13″.

    Sinto essa diferença principalmente na programação, pois fica ruim usar um monitor mesmo que grande mas com pouca resolução para visualizar o código.

    []’s

    Bem colocado… []’s Birkoff

  17. Marconi disse:

    Adorei seus comentários. Extremamente claros e objetivos, a prova é que acabei de comprar um W7S. No entanto, gostaria de instalar o SuSe 10.2 no asus W7S. Você tem alguma experiência nessa distribuição ?

    Mais uma vez parabéns.

    Não instalei, mas não deve ter problemas… É uma distribuição que costma ter boa compatibilidade com hardware

  18. claito disse:

    Também tenho um W7S, instalei o Ubuntu 7.10, estou satisfeito, embora sou leigo em linux e já instalei várias vezes em outros pcs mas só agora decidi deixar como padrão, estou tendo bastante trabalho para me adaptar mas ta legal. E claro a minha webcam também ta com a imagem de cabeça pra baixo e os efeitos do compiz parece funcionar só alguns, tirando isso ta show de bola.

    É, Linux é questão de costume mesmo… Depois de um tempo você sente falta de várias facilidades que só o Linux tem, quando pega um Windows de novo ;)… Não tive problemas com nenhum efeito do compiz, deve ser algo relacionado à sua instalação… Que efeito você teve problemas?

  19. claito disse:

    Na verdade aqui só ta funcionando aqueles mais básicos (GL Desktop), tipo qdo fecho uma janela aqueles efeitos de explosão e outros estão habilitados mas não funcionam de jeito nenhum, também acho que deve ser algo na minha instalação.

    O que ta fazendo falta no momento é a webcam (a imagem fica de cabeça pra baixo, ainda.. heheh), mas to gostando muito do Note e do ubuntu, como disse eu já usei varias vezes, mas só agora decidi deixar como padrão, o windows talvez vou deixar virtual. Outra coisa que ainda ta pegando é o CorelDraw, mas já estou aprendendo a trabalhar com o Inkscape, e pra mim nele só falta a opção de cor CMYK, e a opção de impressão direto dele.

  20. Marcel disse:

    Dica p/ o pessoal que tem o w7s que nem eu e usa windows, eu consegui resolver o problema do cedilha apenas entrando no site da asus a atualizando a bios p/ modelo mais recente. reiniciou o note e bammm.. Cedilha ok!

  21. roberto disse:

    EU NAO SEI O QUE PASSOU NA CABECA DA CRIATURA QUE COLOCOU A VENTOINHA DO LADO DIREITO DO COMPUTADOR. VEM COM UM MOUSE BLUETOOTH JUNTO, OTIMO, MAS PENA QUE VOCE NAO POSSA USA-LO SOB PENA DE FRITAR SUA MAO.

    Hmmm… o designer talvez seja canhoto? ;D

    Eu já acostumei… tenho espaço na mesa e deixo o mouse longe…

  22. marcelo disse:

    bom dia, eu compre a um tempo este mesmo note, excelente equipamento, instalei o ubuntu 8, mais to com problemas no mouse bluetooth alguem sabe como configurar isto, tentei monte de coisas que ahcei na net, no goolge, etc, e nada.

    obrigado

    Marcelo

    Siga os seguintes passos:

    * No gerenciador de bluetooth (ícone na tray do gnome), clique com botão direito e vai em Preferências
    * Coloque o bluetooth em modo “visível para outros dispositivos”
    * Aperte o botão de Conexão, em baixo do mouse;
    * Na janela de preferencias de bluetooth, vai em Serviços, se ainda não estiver ativo, ative a opção “Input devices” e selecione esta opção.
    * Clique em adicionar, e espere o mouse aparecer na lista.
    * Selecione e confirme! Está feito! Agora, sempre que ligar o computador, é só clicar qualquer botão do mouse pra ele conectar de novo.

  23. Luis Carlos disse:

    Olá!
    tenho um W7s, estou muito satisfeito com ele, e uso WINXP. Tive problemas tbem com o mapeamento do teclado, mas após atualizar a bios, td ficou resolvido. Quando adquiri ele, nao existiam drivers oficiais para o win xp, sendo que tive que fazer alguma manobra para conseguir fazer a instalaçao. agora, esta td disponível, bunitinho no site. Ainda bem tbem, pq ter que fazer aqueles rolos pra conseguir fazer a máquina funcionar, meu deus…..

    mas assim, posso dizer que é uma otima maquina. Agora lançaram s W7S j, com processadores mais potentes. Pena que comprei o meu, senao ia pegar esse mais potente. Maquinão.
    sobre a bateria… tem baterias a venda, para até 6 horas, o problema, é o preço, podendo passar dos 1.000.

    Uso tbem o UBUNTU 8. Show, roda td td.

    Quer uma maquina boa, compra essa. Ótima escolha!
    Abraço a todos, e quem tiver alguma duvida, pode entrar em contato.

  24. claito disse:

    E aí alguem já encontrou a solução pra webcam que deixa a imagem de cabeça pra baixo? Uso o ubuntu 8.04 e ainda estou com esse probleminha na webcam.

  25. J.Augusto disse:

    É certeza que os 512MB de memória são mesmo soldados? este pente não está abaixo do teclado como nos Think Pads da IBM?

    Hmmm… Certeza, não. Não vi ele aberto nem informação oficial sobre isso. Na loja e em outros reviews que falaram que 2,5Gb é o limite por 512Mb “ser soldado”… Mas não vou te dar certeza disso não.

  26. Ronei Bienert disse:

    Ola…Tenho um w7s, e gostaria de comprar uma bateria com mais celulas. pode me imformar um modelo, pois esta dificel de achar uma compativel com o note.
    vlw e aguardo retorno.

  27. Lucio Vargas disse:

    Excelente a material sobre o ASUS W7S. Para corrigir o problema do teclado /? e fazer funcionar também as teclas com ALT Gr eu atualizei a BIO para versão .206, (BIOS e BT)o pessoal do suporte da ASUS aqui no Brasil forneceram as informaçcões.

    Se vc não conseguir boot DOS com XP ou Vista, com certeza conseguirá com o Win 98 ou 2000. Usei o Win 98.

    Comprei o meu W7S, em Ciudad del Est na http://www.comprubras.com em JUN/07, na epoca USD 1.400 com 1,5 ram, C2D T7300 – 4mb cache, 13,3″, 120Gb, nVidia 8400m G. Pode comprar la que não tem erro!

    O note é muito bom, uso o Vista Ultimate, roda tranquilo qdo não carrego um monte de aplicações. funciona bem. Pode instalar que não tem problema.

    Concordo com o problema da saída de ar lateral, esquenta muito a mão. Essa foi uma falha de projeto.

    Concordo tambem q no colo senertado na sala dá pra cozinhar as coxas! Mas nunca apresentou perda de performance ou travamento, exceto pelo Windows que trava naturamente!

    Acho q o projeto considera que o chassi trabalha temperatura elevada.

    Gostaria de saber se alguém tem informações sobre usar 4,5 Gb de RAM e HD de 250Gb e 500gb?

    Estou pensando em instalar o UBUNTU e gostei das informações.

    Abraços.

    Acredito que 4,5Gb de RAM no W7S é impossível. Só existe um slot de memória livre, e 512Mb (ou 1Gb no W7Sg) soldado na placa, então você chega em 4,5Gb só com um pente de 4Gb (dizem que existe, mas nunca vi um hehehe). Mas lembre que vai precisar de um sistema operacional 64bits, com 32bits o espaço de mapemamento é restrito a 4Gb.

    Quanto ao note, viu meu outro post sobre os problemas com a placa nVidia? Quanto tempo tens o W7S? Usas pra jogos? Não tivesse nenhum problema com isso ainda?

    []’s
    Cristian

  28. Lucio Vargas disse:

    Ola Cristian,
    Tenho o W7S desd JUN/07 , uso para atividades de escritório, banco de dados e trabalhos gráficos.

    Vou fazer o upgrade para 2,5 e depois passo as impressões, mas atualmente roda bem o Vista Ultimate com 1,5 RAM.

    Como disse vou instalar o UBUNTU e tentar criar uma máquina vistual para o Vista Ultimate e Offce Pro + algumas ferramentas.

    Já stou providenciando um HD maior.

    Assim que tiver mais informações eu escrevo.

    Abraços.

  29. Claito disse:

    E aí alguem já encontrou a solução pra webcam que deixa a imagem de cabeça pra baixo? Eu estava usando ubuntu 8.04, migrei pro 8.10 e ainda estou com esse probleminha na webcam. Se alguem puder ajudar, agradeço!

    Sim, a algum tempo já. O texto está atualizado, na seção que fala de webcam consta o link para o artigo sobre como arrumar isso😉

  30. Lucio Vargas disse:

    Sobre o teclado do ASUS W7S basta atualizar a BIOS para a versõ 206. Mandei um e-mail para o suporte ASUS pelo site. Eles respondem e passa todo o detalhamento sobre como atualizar.

    Eu efetuei a atualização e o teclado funciona normalmente, todas as teclas inclusive as de grau (º).

    Nao tem segredo!

    Sobre o calor lateral! Essa foi uma falha terrivel do projetista! No minimo o cara era canhoto para deixar o ventilador na lateral direita! Eh horrivel! Mas mesmo assim o note vale muito a pena! Tenho o Vista Ultimate! Roda muito bem com 2,5Gb.

    Concordo que o projetista foi tosco em colocar 512 na placa!

    De resta só tenho a elogiar o computador! Se vc estava na dúvida! Não está mais! Pode comprar com tranquilidade! Vale cada R$ ou US$ pago!

    Ele roda tudo sem o menor problema! Inclusive softs gráficos!

    Abs.

  31. Wesley disse:

    Muito cuidado com esta máquina é uma bomba relogio, procurem por:
    “Asus W7S and NVidia GPU 8400m overheating problem”

  32. Lucio Vargas disse:

    Bom, tenho q concordar com o Wesley; A placa queimou. O video ficou dividido em 8 partes. Descobri que esse é um problema do W7S devido ao aquecimento do placa.
    Muito cuidado esse problema é relatado em outros foruns. Bom, com 2,5 Mb fica show de bola. Com Ubuntu, maravilhoso. Mas acredito que o projeto tem defeito, pois ele aquece muito e no meu caso assim como outros ele queima a placa mae. Nesse caso só substituindo. Unica solução. Procure sobre aquecimento nos modelos ASUS. Bom, decidi comprar um HP ou DELL com garantia estendida. O meu notebook tinha 1 ano e 10 meses. Meu uso nao foi intenso, mas em alguns casos ele ficou ligado por um longo periodo. ja tive HP, show de bola. DELL parece fragil, mas atende bem e o suporte eh melhor do que HP. Assim que comprar o notebook novo passo informações.

  33. Kelly disse:

    Ola! Comprei meu Asus não tem nenhuma semana! Não estou certa do modelo dele mais acho que é X45U. Se for isso, o que você pode me falar sobre este modelo?
    A minha principal pergunta é: existe a possibilidade do note vir sem o teclado de interrogação (?) O mesmo só aparece no teclado virtual, não tem no teclado e onde deveria estar, tem os dois pontos e ponto e vírgula.
    O meu é Windows 8
    Obrigada!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: