Linux rodando em Dell Axim x51v

Ano passado comprei para mim um Dell Axim X51v. É um handheld fantástico, mesmo saindo de linha desconheço um handheld que tenha seu nível de qualidade. Possui um processador Intel XScale rodando a 624Mhz, 64Mb de RAM, um chip acelerador gráfico (3d) Intel 2700, Wifi (802.11) e Bluetooth, slots pra cartões SD e CF, e por aí vai. Tem um defeito: roda Windows Mobile 5.

A Dell não libera muitas informações técnicas sobre ele, e o pessoal do mundo livre estava tendo muita dificuldade em portar um linux para o Axim. Mas abriram muitos axims, analisaram hardware, e finalmente, temos um projeto de linux rodando em Axim. Está longe do ideal. Consome muita bateria, não funciona wifi, bluetooth, o vídeo é por framebuffer (não usa o intel 2700), e precisa ser iniciado a partir do windows, não dá pra bootar o linux sozinho.

Mas é um bom começo. Quem quer experimentar, coloquei abaixo o passo-a-passo para chegar lá.

O que você precisa:

Preparando o cartão SD

O Linux, por enquanto, precisa ser iniciado em um cartão SD. Ele ainda está em desenvolvimento, com muitos problemas, então você nem vai querer substituir seu Windows com ele mesmo. O primeiro passo é particionar um cartão SD que vamos usar para instalar o Linux. Lembre-se de salvar todos os dados do seu cartão em outro local primeiro, já que vão ser apagados. E de preferência faça um backup de todos os dadosdo seu Axim também, caso algo inesperado aconteça.

Utilize algum software de particionamento para criar novas partições no seu cartão. No Linux, recomendo o gparted.

Você vai precisar criar duas partições no seu cartão:

  • Uma partição fat16, que possa ser vista pelo Windows Mobile, onde vai ficar o Haret e a imagem do Kernel. Precisa ter no mínimo 10Mb.
  • Uma partição ext2, para o Linux. Precisa ter no mínimo 150Mb para esta imagem.

Feitas as partições, crie os sistemas de arquivos. No meu caso, a primeira partição é a /dev/sdb1, e a segunda a /dev/sdb2, mude estes dados se for necessário:

/sbin/mkdosfs /dev/sdb1
/sbin/mke2fs /dev/sdb2

Colocando as imagens nas partições

Agora vamos colocar os arquivos necessários em cada uma das partições. Começando pela fat16, vamos colocar o haret, o arquivo de configuração e a iamagem do kernel:

mount /dev/sdb1 /mnt
cp zImage-2.6.21-hh9-aximx50v-20070625071129 /mnt/zImage
cp haret-0.4.8.exe /mnt/haret.exe
cp default.txt /mnt/default.txt
umount /mnt

Em seguida, na partição ext2, extraímos a imagem do Familiar Linux:

mount /dev/sdb2 /mnt
bzcat Angstrom-x11-image-glibc-test-20070627-aximx50v.rootfs.tar.bz2 | (cd /mnt; tar x)
umount /mnt

Iniciando o Linux

O procedimento está quase pronto. Agora, é só colocar seu SD no seu Axim, ativar o Mirror Mode (o Linux só funciona com este modo ativado, tem algo a ver com a parte de vídeo não estar bem implementada… e isso que é uma das causas da bateria ser rapidamente consumida) e executar o haret.exe do seu cartão SD, e apertar no botão Run.

O Linux deve ser carregado, com uma série de mensagens de inicialização. Aguarde, e irá aparecer uma tela de calibragem, e outras telas de configuração de primeira execução (criar um usuário, setar zona horária, etc.).

Pronto, depois disso, você deve estar com o Linux rodando no seu Axim! Falta muita coisa pra ser feita. Não tem som, não tem wifi/bluetooth/irda, não em aceleração 3d… Mas é um começo, e dá uma esperança de um dia ter também um Axim 100% livre, certo?😉

Veja abaixo algumas fotos:

Windows Mobile 5

Ativando Mirror Mode

Haret

Iniciando Boot

Calibrando tela

Criando Usuário

Primeira Execução

GPE Settings

Um pensamento sobre “Linux rodando em Dell Axim x51v

  1. vejo tudo e não morro! disse:

    Hum… valeu pela ajuda!!

    abs!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: