O poder da visão

Ontem, na aula de Informática e Sociedade (uma matéria de sétima fase da Computação, que eu chamo de “Resocialização“, já que por 4 anos eles nos transformam em nerds, e no final do curso tentam reverter o estrago), o tema de discussão foi um vídeo de muitos anos atrás sobre “O Poder da Visão“.

Falava sobre como ter um objetivo, ter uma meta, ou seja, uma visão, é fundamental para o sucesso de uma nação, uma criança, uma pessoa em dificuldade e finalmente para uma corporação. Analisava exemplos e situações onde a perspectiva de algo a ser realizado ou alcançado no futuro, mesmo parecendo impossível ou distante demais no presente, foi fundamental para o sucesso ou até sobrevivência da pessoa (ou nação, ou corporação) em questão. Bastante óbvio, como destacou um colega, mas ao mesmo tempo, mesmo sendo óbvio, poucos aplicam.

No meio das discussões, a professora acabou citando a Bíblia (Mateus 6:25 e seguintes), dizendo que muitas pessoas somente esperam que as coisas caiam do céu, que Deus vai suprí-las de todas as necessidades. Um colega cristão ficou visivelmente incomodado e se manifestou dizendo que era uma dessas pessoas que espera e confia em Deus. A aula não me pareceu o local adequado para debates teológicos, então fiquei matutando silenciosamente sobre o assunto. Há mesmo uma oposição sobre a proposta do vídeo e a Bíblia? O que a Bíblia quer dizer em Mateus 6?

Antes de mais nada, acho que a interpretação da professora (e de muitas pessoas) sobre o texto de Mateus 6 é equivocada. Há uma grande diferença entre fazer planos, trabalhar pelo seu futuro, e se preocupar prioritariamente cm isso. O objetivo da Bíblia no texto de Mateus 6 é definitivamente estabelecer a prioridade para o cristão: “Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas” (v. 33). A Bíblia não está dizendo que não devemos trabalhar nem planejar futuro pois Deus dará tudo que precisamos. Mas sim, que acima de tudo, devemos buscar a Deus, e ele suprirá nossas necessidades. E fiquei pensando, é exatamente como eu encaro a minha vida: acima de tudo, buscar a Deus. Confio que o que eu preciso, ele pode me dar, seja como for. Nunca tive uma preocupação forte com meu futuro, como vou viver, o que vou fazer para ter sucesso, se vou ter sucesso. Mas por outro lado estabeleci metas e visualizo onde quero chegar. Se não der certo, não me preocupo. E quer saber sabe o que tem acontecido? Chame de coincidência, chame de que quiser, mas as portas tem se abrido justamente para as metas que eu havia “visualizado”. Sem preocupação, sem ter definido rigorosamente todo o caminho, apenas sempre colocando Deus em primeiro lugar e ao mesmo tempo caminhando despreocupadamente na direção da minha visão.

Viajando um pouco mais, cheguei a conclusão que a Bíblia não se opõe a essa idéia da importância da visão. Muito pelo contrário, são inúmeros os casos onde a visão teve papel fundamental. Os mais clássicos, é o povo de Israel e a visão da Terra Prometida. E Jesus, que nos deu a visão do seu reino vindouro, da vida eterna, da esperança de libertação da escravidão do pecado. Outros inúmeros casos poderiam ser citados onde são colocados objetivos e metas aparentemente distantes, mas que depois se concretizam, e isso tem um papel importante no sucesso da missão daquela pessoa. De fato, a visão tem um papel importante na construção do futuro. E a Bíblia não só não se opõe a isso, como também demonstra que Deus é um Deus que dá visão, também neste sentido, às pessoas que quer usar.

O filme encerra com uma frase mais ou menos como essa (não lembro as palavras exatas), e com ela encerro este post: “Lembre-se que visão sem ação é só um sonho. E ação sem visão, é só tempo perdido.”

Um pensamento sobre “O poder da visão

  1. yuri carlos disse:

    excelente esse texto

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: